quinta-feira, 20 de setembro de 2012

FLARE


Gosto de sonhar, porque sempre tenho esse mar lindo em minha volta, que só aprendeu a me abraçar quando estou com os olhos fechados, que me faz lembrar de tudo que perdi, que me faz pensar na vontade de ter ficado um pouco mais, só pra saber se ficava em mim o que me faz tão bem, poderia até quem sabe ter medo de me perder, e não querer mais voltar, será que eu me satisfaria em ser assim?


Olho para trás, o que sou? porque sou? onde exatamente na minha história apareceu uma bifurcação de escolha? Me encontro agora gritando interrogações como um detento do tempo, paro pra pensar, porque tanta lucidez tão cedo? Posso então dizer que a vida embaralhou minhas idades, pois quando eu senti a clareza para falar sério, o mundo riu, e agora que aprendi a brincar e sentir, não há mais tempo.


Santa Paciência!

Por um outro ponto de vista, percebo que todo esse embaralho me tornou um Deus de mim mesmo, o Deus do sentir, e eu sinto muito, sinto mesmo; Aprendi a ler a vida de uma forma que não conseguiria transmitir em palavras, você pode duvidar se quiser perder seu tempo, pois eu afirmo com plena convicção que hoje eu leio gestos e intenções, e que simples palavras não me iludem mais, como poderiam me tocar se são apenas sons?

Eu vivo! eu ouço a gritaria, eu vejo a casa cheia, aprecio a noite, eu lembro da bebedeira; O que isso me torna? aprendi a iluminar vidas, aprendi a gostar disso, aprendi a sentir medo, a ficar medo, e então? um triste ser que ilumina tudo a sua volta mais que não consegue ver que é apenas um triste ser que ilumina tudo.

E a saudade? ahh...a saudade de voar leve, voar alto, de sentir o mundo girar como uma roda gigante, como? não preciso deixar explícito aqui o sentimento que promove tais sensações, respirar o cheiro, perder o chão, perder o ar, como nuvens no céu da boca, e o triste fim que me deixa sempre a mesma pergunta: "Juntos voltaremos a girar o mundo como uma roda gigante?"

Deixar ir embora, de todas as tarefas que a vida lhe cobra, creio que essa é uma das mais cruéis; Dizer: "boa viagem?" "mande mensagens pra mim" "lembre que a distância não existe, não exite! não persiste, não desiste!" "vai sim, com fé, aponta pra fé e rema" "se tem que ser, tem que ser do jeito que a gente sonhou?".

O tempo é versátil, flexível, bipolar; e se você se atrasar, ele pode voltar? não! como pode o tempo parar? e quando se perde, qual seria o passatempo? quem conseguiria esperar tanto? é preciso respeitar o tempo ao ponto de saber quando é a sua vez de doer.

O desejo de verter tudo para um só lugar, como dois em um mesmo jarro, como se eu pudesse unir todas as cores para criar uma só cor, são sim os pequenos detalhes que fazem uma vida fazer sentido, mas não existiriam sem a pessoa que vai estar ao teu lado, é necessário ter alguém pra te deixar são e salvo quando a vida te faz tropeçar e cair, é tudo um jogo, e eu aprendi desde criança que um jogo foi feito para diversão, mas sempre ficava triste quando perdia, será a vida então uma brincadeira? Essa resposta talvez possa ir mais além que a minha clareza permite, mas gosto de pensar que sim, pois quando tudo parece desabar em cima de mim, eu olho ao horizonte e contra-taco com um belo sorriso, feliz, tudo brincadeira.

Bira Senna.
20/09/2012

Esse texto é inspirado nas composições do álbum "Flare" da banda Baiana composta por grandes pensadores, músicos, poetas, filósofos, entre outros: "Scambo"








Um comentário:

  1. "Eu vivo! eu ouço a gritaria, eu vejo a casa cheia, aprecio a noite, eu lembro da bebedeira; O que isso me torna? aprendi a iluminar vidas, aprendi a gostar disso"

    Você por suas próprias palavras, lindo texto. (;

    ResponderExcluir